Carregando...

Vidro Temperado



fachada de um predio alto feito com vidro temperado

Dureza e resistência são as palavras-chave que definem o vidro temperado.

O vidro temperado é cerca de cinco vezes mais resistente, quando comparado ao vidro comum. Ele também se torna mais resistente a flexão, flambagem e torção. Devido a essa característica, possui menor probabilidade de quebra.


No entanto, é importante ficar atento, pois depois de temperado, o material não pode ser cortado, furado ou partido. Caso isso ocorra, a peça toda pode se estilhaçar. Entretanto, gera partículas pequenas, arredondadas e pouco cortantes, o que evita o risco de acidentes.


O que é um vidro blindex?

O vidro blindex é um vidro temperado tradicional que possui a marca Blindex® registrada no vidro. Por ser uma das primeiras fábricas a começar a temperar vidros aqui no Brasil, ficou nacionamente conhecida por seu nome Blindex.


O vidro temperado é um vidro que passa por um tratamento térmico, que modifica suas características, da seguinte forma: Onde uma brusca mudança de temperatura vai gerar uma compressão das faces externas e expansão na parte interna, tornando o material muito mais resistente, tanto na forma mecânica quanto térmica. Esse processo provoca uma rápida variação de temperatura, levando as superfícies externas a comprimir-se e a parte interna a expandir-se, resultando em um material notavelmente fortalecido.


O vidro temperado é todo vidro que passa por um tratamento térmico. Na Pitanglass, a metamorfose do vidro comum para temperado ocorre em fornos de têmpera horizontais totalmente automatizados, mantendo um padrão de qualidade excepcional.


O Vidro Blindex é um clássico exemplar de vidro temperado, distinto pelo selo de marca registrado Blindex® gravado em sua superfície. Como uma das pioneiras na técnica de têmpera de vidros no Brasil, a Blindex alcançou renome nacional, sendo reconhecida popularmente por seu nome. Tal como a Blindex realiza o processo de temperar seus vidros, a Pitanglass adota um método igual para conferir características de vidro temperado a seus produtos.


Na Pitanglass, a transformação do vidro comum para temperado é feita em fornos de têmpera horizontal automatizados, com alto padrão de qualidade.


Ao considerar uma aquisição, é de extrema importância confiar na qualidade, durabilidade e confiabilidade do produto. Na Pitanglass, oferecemos exatamente essa confiança, garantindo um produto de excelência que você pode ter a certeza de que está comprando um produto confiável e de qualidade e com garantia de durabilidade. Aqui na Pitanglass você encontra essa segurança!

Diferenciais

Oferece muita segurança ao projeto, quando utilizado em janelas e portas, por exemplo. É autoportante, ou seja, é o único que pode ser instalado com ferragens (sem caixilhos). Além disso, o vidro temperado proporciona uma iluminação natural ao ambiente, o que possibilita economia no consumo de energia e maior conforto ao espaço.



Janela de vidro temperado




diferenca entre vidro temperado e comum


Cuidados

Caso ocorra a quebra do material, na grande maioria das vezes, isso significa que tem algo errado na hora da instalação e precisa ser resolvido, antes de substituí-lo. Por exemplo, vidros que são instalados em contato direto com a alvenaria, alumínio ou metal, sem uma proteção entre os materiais, podem quebrar - indicamos o uso de borrachas ou calços para esta aplicação. As condições do espaço e a forma como foi instalado devem ser analisadas para definir a causa real a quebra do vidro.


Nesses casos, entre em contato com a empresa que forneceu o material e o seu caso será analisado. É primordial que a instalação seja feita por uma empresa especializada e de confiança.

Os boxes de banheiro são alguns dos locais onde mais se utilizam vidro, por isso, existe uma norma da ABNT própria para uma instalação segura e correta. A ABNT (NBR 14207 – Boxes de Banheiro fabricados com vidro de segurança) regulamentou manutenções periódicas pelo menos umave a cada 12 meses. Isso garante uma maior segurança a todas as pessoas que utilizam essa peça em seus banheiros.


É importante ter uma atenção e um cuidado especial com os seguintes casos: uma porta ou janela está abrindo ou fechando com dificuldade, o vidro está saindo da guia onde deveria correr, o puxador está encostando no vidro fixo, os parafusos que seguram os vidros afrouxaram.


O vidro não se desgasta com o tempo, porém os materiais utilizados para a sua fixação, precisam ser avaliados periodicamente. O recomendado é realizar a manutenção, no mínimo, a cada 12 meses e às vezes é necessário substituir algum componente de fixação , para evitar acidentes.

Onde Utilizá-lo?

É o mais utilizado na construção civil, na indústria automotiva e também na decoração. Seu uso, inclusive, é obrigatório nos vidros laterais e traseiros de veículos, justamente por garantir alta segurança aos passageiros.


Alcança grandes vãos, pode ser encaixilhado e é o único possível de ser aplicado como porta, por meio de ferragens apropriadas. É largamente usado para box de banheiros, fechamento de lojas, residências e edifícios, portas e janelas etc.


Na decoração também é muito comum encontrá-lo em tampos de mesa, prateleiras, nichos, divisórias, armários, pias e até torneiras. Utilizar vidros na cozinha, além de proporcionar sofisticação ao ambiente, garante uma maior praticidade na hora da limpeza. Apenas um pano úmido, resolve todo o problema da sujeira.





predio alto com vidro temperado